7 Download
Free download Torto Arado PDF In This Website. Available 100000+ Latest high quality PDF For ebook, PDF Book, Application Form, Brochure, Tutorial, Maps, Notification & more... No Catch, No Cost, No Fees. Torto Arado for free to Your Smartphone And Other Device.. Start your search More PDF File and Download Great Content in PDF Format in category eBooks & Novels
1 month ago
Torto Arado PDF Free Download, Crooked Plow: A Novel Book By Itamar Vieira Júnior PDF Free Download, In English, Itamar Vieira Junior, Resumo, Goodreads, Leya, Final Explicado, Kindle.
Eu Tinha Pouco Mais De Sete Anos Quando Tirei A Faca Da Sacola De Roupas. Estava Embrulhado Em Um Pedaço De Tecido Velho E Imundo, Com Manchas Escuras E Um Nó No Meio. Belonsia, Minha Irmã, Era Um Ano Mais Nova E Estava Comigo. Antes Desse Incidente, Estávamos Brincando Com Bonecas Feitas De Espigas De Milho Colhidas Na Semana Anterior No Quintal Da Velha Casa. Nós Nos Vestimos Como Espigas De Milho, Aproveitando O Estado Já Amarelado Dos Canudos.
Costumávamos Dizer Que As Bonecas Eram Nossas Filhas, Filhas Da Belonísia E Da Bibiana. Olhamos Um Para O Outro E Decidimos Que Nossa Vó Saindo De Casa Pelo Quintal Era Um Sinal De Que A Terra Estava Livre. Então Declaramos Que Era Hora De Descobrir O Que Donana Estava Guardando Na Mala De Couro Com As Roupas Fedorentas.
De Gordura Ácida. Donana Viu Nosso Amadurecimento E, Intrigados, Invadimos Seu Quarto Para Perguntar Sobre As Conversas Que Ouvíamos E Coisas Que Desconhecíamos, Como Os Itens De Sua Mala. Recebemos Reprimendas De Nossa Mãe Ou De Nosso Pai O Tempo Todo. Principalmente Quando Minha Avó Olhava Para Nós De Perto, Podíamos Sentir Nossa Pele Formigando E Queimando Como Se Estivéssemos Muito Perto De Uma Fogueira.
Por Causa Disso, Olhei Para Belonsia Ao Vê-la Se Afastar E Entrar No Quintal. Quando Tomei A Decisão De Vasculhar Seus Pertences, Não Hesitei Em Entrar Na Ponta Dos Pés No Quarto E Abrir A Mala De Couro Gasta Que Estava Coberta De Manchas E Uma Espessa Camada De Terra. Durante Toda A Nossa Existência Até Aquele Ponto, A Mala Estava Debaixo Da Cama.
Vovó Donana Se Arrastava Em Direção Ao Bosque, Que Ficava Além Do Pomar E Da Horta, Além Do Galinheiro Com Seus Poleiros Antigos, Quando Fui Até O Quintal Espiar Pela Porta. Na Época, Muitas Vezes Víamos Nossa Avó Falando Sozinha E Pedindo Coisas Estranhas, Como Que Alguém Se Afastasse De Carmelita, A Tia Que Não Conhecíamos.
Ele Pediu Que O Mesmo Fantasma Que Vivia Em Suas Memórias Ficasse Longe Das Mulheres. Ela Era Um Tumulto De Fala Confusa. Ela Discutiu Parentes Distantes, Madrinhas E Outros Sobre Os Quais Quase Nunca Ouvimos Falar, Como Espíritos E Pessoas Que Não Podíamos Ver. Estávamos Acostumados A Ouvir Donana Falar Por Toda A Casa, Na Porta Da Frente, Enquanto Caminhava Para O Campo E No Quintal, Como Se Falasse Com Galinhas Ou Árvores Secas.
Belonsia E Eu Trocamos Olhares, Rimos Baixinho E Nos Aproximamos Silenciosamente Sem Que Ninguém Percebesse. Fingíamos Brincar Com Algo Próximo Para Podermos Ouvir E Depois Repetimos O Que Donana Havia Dito De Maneira Séria, Usando Bonecas, Animais E Plantas. Em Voz Baixa, Contamos A Meu Pai Na Cozinha O Que Minha Mãe Havia Dito.
Ela Está Falando Muito Consigo Mesma Agora E Faz Isso Todos Os Dias. O Pai Estava Relutante Em Reconhecer Que Minha Avó Estava Mostrando Sinais De Demência; Ele Disse Que Durante Toda A Sua Vida, Ela Repetiu Orações E Encantamentos Com A Mesma Diversão Para A Qual Ela Desviou Seus Pensamentos.
Naquele Dia Em Particular, Entre O Chilrear E O Canto Dos Pássaros, Ouvimos A Voz De Donana Ir Em Direção Ao Quintal. Parecia Que As Orações E Sentenças Que Ele Proferiu – Muitas Das Quais Achamos Incompreensíveis – Estavam Sendo Levadas Por Nossas Respirações De Medo Enquanto Nos Preparávamos Para Cometer A Transgressão. Belonsia Enfiou A Mão Dentro Da Mala Enquanto Deslizava Para Debaixo Da Cama. Sob Seu Corpo,
A Pele De Queixada Que Protegia As Falhas No Chão De Terra Encolheu. Diante De Nossos Olhos Brilhantes, Abri A Mala Sozinha. Peguei Algumas Roupas Velhas E Gastas, Bem Como Outros Itens Que Ainda Tinham As Cores Vivas Da Luz Do Dia Seca – Um Brilho Que Não Consegui Descrever Com Precisão. Além Disso, Havia Um Tecido Sujo Enrolado Em Torno Do Item Que Chamou Nossa Atenção Como Se Fosse A Joia De Valor Inestimável Que Nossa Avó Mantinha Em Segredo No Meio Das Roupas Bem Dobradas, Mas Mal Apresentadas.
Fiz O Desamarramento Ouvindo À Distância A Voz Da Donana. O Brilho Do Que Encontramos Fez Os Olhos De Belonisia Brilharem Como Se Fosse Um Novo Presente Forjado A Partir De Metal Que Acabara De Ser Extraído Da Terra. Minha Irmã Pediu Para Pegar A Faca Quando Eu A Levantei, Embora Ela Não Parecesse Nem Grande Nem Pequena Para Nós. Eu Não Faria Até Que Eu Vi Pela Primeira Vez.
Não Tinha Manchas Ou Arranhões E, Quando Cheirei, Não Tinha O Cheiro Rançoso Do Armazenamento Da Minha Avó. Nesse Curto Período De Tempo, Minha Resposta Foi Explorar Completamente O Segredo E Aproveitar A Chance De Aprender O Quão Útil Era O Objeto Que Brilhava Em Minhas Mãos. O Rosto Da Minha Irmã Estava Mais Longe, E Eu Podia Ver Uma Parte Do Meu Rosto Como Se Estivesse Em Um Espelho. Belonisia Tentou Tirar A Faca Da Minha Mão, Mas Recuei.
Me Dá, Bibiana. “Espere”, No Momento Em Que Coloquei O Metal Na Boca Para Prová-lo, A Faca Foi Violentamente Retirada Quase No Mesmo Instante. Meu Olhar Perplexo Estava Fixo Nos Olhos De Belonisia, Que Agora Também Estava Colocando O Metal Na Boca. O Gosto Do Quentesangue Começou A Escorrer Do Canto Da Minha Boca Entreaberta E Se Misturou Com O Sabor Metálico Que Ainda Estava No Meu Paladar. O Tecido Encardido E As Manchas Escuras Que Cobriam A Faca Começaram A Escurecer Mais Uma Vez Com O Sangue.
Belonsia Também Tirou A Faca Da Boca, Mas Em Vez De Baixá-la, Levantou-a Como Se Quisesse Segurá-la. Ela Tinha Lábios Vermelhos, Mas Eu Não Tinha Certeza Se Era Por Sentir A Emoção Do Silver Ou Se, Como Eu,
Ela Sofreu Uma Lesão Desde Que Seu Sangue Também Estava Pingando. Fiz Um Esforço Para Engolir O Que Pude, E Minha Irmã Também Estava Esfregando Apressadamente A Mão Na Boca Enquanto Apertava Os Olhos E Tinha Os Olhos Marejados. Ouviam-se Os Passos Lentos De Minha Avó Chamando Bibiana, Zezé, Domingas E Belonsia. Não Está Vendo Que As Batatas Estão Queimando, Biana? Batatas Queimadas, Metal, O Sangue Que Escorria Pela Minha Roupa E Pela De Belonisia E O Cheiro De Metal Estavam Todos Lá.
Eu Já Havia Recuperado A Faca Do Chão E Enrolado Desleixadamente No Tecido Encharcado Quando Donana Abriu A Cortina Que Separava O Quarto Em Que Ela Dormia Da Cozinha, Mas Ainda Não Tinha Conseguido Enfiar A Mala De Couro Debaixo Da Cama . Minha Avó Me Deu Um Olhar Assombrado Quando Deixou Cair Sua Mão Grossa Na Cabeça De Belonisia E Na Minha. Eu Ouvi Donana Perguntando O Que Estávamos Fazendo, Por Que Sua Bolsa Estava No Lugar Errado E O Que Havia De Sangue No Chão. Ela Nos Ordenou A “Falar”, Ameaçando Arrancar A Língua Que Estava, Sem Saber Para Ela, Em Uma De Nossas Mãos.
Quando Nossos Pais Voltaram Da Fazenda, Viram Minha Avó Confusa, Com Nossas Cabeças Submersas Na Água E Gritando: “Ela Perdeu A Língua, Cortou A Língua”. Zeca Chapéu Grande E Salustiana Nicolau Sem Dúvida Acreditaram Que As Duas Filhas Se Mutilaram Num Ritual Misterioso Que, Na Crença Deles, Precisaria De Muita Imaginação Para Explicar Naqueles Primeiros Momentos Já Que Acontecera Com Tantas Vezes.
Tina E Eu Estávamos Chorando, E Tina Era Uma Poça Vermelha. Quanto Mais Soluçávamos Juntos, Querendo Pedir Desculpas, Mais Difícil Era Saber Quem Havia Perdido A Língua E Quem Precisaria Viajar Quilômetros De Guana Negra Até O Hospital. Para Nos Levar Ao Hospital, O Gerente Da Fazenda Chegou Em Um Ford Rural Branco E Verde. Esse “Rural”, Como Chamávamos, Era Usado Pelos Donos Quando Estavam Na Fazenda, Pelo Suterio Para Trabalhos Como Gerente, Para Deslocamentos Entre A Cidade E Gua Negra, E Para Cobrir Distâncias Na Própria Fazenda Se Você Não Queria Andar A Cavalo.
Para Tentar Estancar O Sangue, Minha Mãe Equipou As Camas E A Mesa Com Cobertores E Toalhas. Ela Gritou Impacientemente Com Meu Pai, Que Estava Colhendo Ervas Com As Mãos Trêmulas Nos Canteiros De Flores Perto De Casa, Transmitindo Seu Desespero Por Meio De Sua Voz Afiada E Expressão Espantada. As Ervas Deveriam Ser Usadas Em Orações E Encantamentos Durante A Viagem Para O Hospital. Minha Mãe Perguntou Perplexa O Que Havia Acontecido E Com O Que Estávamos Brincando, Pois Os Olhos De Belonisia Ficaram Vermelhos De Tanto Chorar;
A Minha Eu Não Conseguia Nem Sentir. No Entanto, Tudo O Que Pudemos Emitir Em Resposta Foram Longos Gemidos Difíceis De Entender. Em Uma De Suas Poucas Camisas, Meu Pai Segurava A Língua Na Mão. Mesmo Assim, Eu Me Preocupava Que O Órgão Em Êxtase Pudesse Estar Disposto A Discutir O Que Havíamos Feito Enquanto Estávamos Deitados Em Seu Colo. Isso Foi Uma Declaração Sobre Nossa Curiosidade, Teimosia, Transgressão, Falta De Zelo E Respeito Por Donana E Suas Coisas. Mais Ainda, Sobre A Nossa Irresponsabilidade Em Enfiar Uma Faca Na Boca Sabendo Que Matam Homens, Sangram Caça E Ferem Crianças Brincando No Quintal.
Com As Folhas Que Juntou Antes De Partir, Meu Pai Cobriu O Pacotinho. Eu Vi Meus Irmãos Em Volta De Donana Pela Janela Do Carro Enquanto Dona Tonha A Segurava Pelo Braço E A Levava Para Casa. Anos Depois, Eu Começaria A Me Arrepender Daquele Dia Porque Deixei Minha Avó Confusa, Em Lágrimas E Sentindo Que Não Poderia Cuidar De Ninguém. Durante Toda A Jornada, Podíamos Ouvir A Agonia De Minha Mãe Vindo De Suas Orações Sussurradas E De Suas Mãos Calejadas E Sempre Quentes, Mas Agora Parecia Vir De Uma Poça D’água Que Havia Permanecido Ao Ar Livre Durante Uma Noite Tranquila.
Demoramos Para Ser Atendidos No Hospital. Nossos Pais Foram Espremidos Juntos Ao Nosso Lado Em Um Canto. Eu Vi A Cueca Suja Que Ele Esqueceu De Trocar. A Cabeça Da Minha Mãe Estava Enrolada Em Um Lenço Colorido. O Cachecol Que Ela Usava Sob O Chapéu Para Se Proteger Do Sol Nos Campos Era O Mesmo Que Ela Usava Por Baixo. Ela Usou Pedaços Do Pacote De Roupas Para Enxugar Nossos Rostos, Usando Um Tecido Diferente A Cada Vez Que Cheirava A Armazenamento E Que Ela Não Conseguia Identificar.
Meu Pai Continuou A Usar A Mesma Camisa Sobre A Língua. A Razão Pela Qual As Folhas Foram Mantidas Nos Bolsos Da Calça Pode Ter Sido Porque Ele Estava Envergonhado Por Ser Ridicularizado Por Ser Um Feiticeiro Naquele Lugar Desconhecido. Pela Primeira Vez, Havia Mais Brancos Lá Do Que Negros. E Eu Vi Como Os Espectadores Nos Olhavam Comcuriosidade, Mas Não Nos Aproximou De Perto.
Eu Vi Sua Cabeça Balançando Em Sinal De Negação Enquanto O Médico Nos Levava Para A Sala De Estar E Meu Pai Mostrava A Língua Como Uma Flor Murcha Entre As Mãos. Além Disso, Percebi O Suspiro Que Ele Soltou Quando Nossas Bocas Se Abriram Quase Simultaneamente. Ela Deve Permanecer Neste Local. Ela Terá Problemas Para Engolir E Falar. Nenhuma Maneira De Reposicionar. Agora Vejo Por Que Foi Falado Dessa Maneira, Mas Na Época, Eu Não Tinha Ideia Do Que Tudo Isso Significava, Muito Sozinho O Que Meus Pais E As Mentes De Meu Pai Estavam Pensando. Belonísia Ela Nem Se Virou Para Mim Naquele Momento, Mas Ainda Estávamos Juntos.
Passamos Mais Dois Dias Juntos Depois Que Nossas Feridas Foram Suturadas. Saímos Com Um Grande Suprimento De Antibióticos E Analgésicos. Para Remover Os Pontos, Precisaríamos Retornar Em Duas Semanas. Teríamos Que Comer Alimentos Insossos Como Purês E Mingau. Nas Semanas Seguintes, Minha Mãe Parava De Trabalhar Na Roça Para Nos Dar Toda A Sua Atenção. Apenas Uma Das Filhas Teria Problemas De Deglutição E Fala. Mas Como Resultado Desse Evento, O Silêncio Se Tornaria Nosso Estado Mais Pronunciado.
Nunca Saímos Da Fazenda. Nunca Tínhamos Visto Uma Estrada Tão Larga Com Veículos Viajando Em Ambas As Direções E Levando Aos Confins Do Planeta. Suterio Disse O Seguinte. No Caminho, Ficamos Assustados Com As Orações De Meus Pais, O Cheiro De Sangue Coagulado E Nossa Crescente Ansiedade. O Gerente Da Fazenda Apenas Ri Quando Afirma Que As Crianças São Como Gatos – Elas Ficam Cegas, Passam Uma Hora Em Um Local, Depois Em Outro E Quase Sempre Estão Tramando Algo Para Causar Problemas Aos Pais.
Que Ele Era Um Pai E Ele Estava Ciente Disso. Apesar De A Extensão Dos Ferimentos Ser Diferente, Nós Dois Estávamos Bastante Doloridos E Exaustos No Caminho Para Casa. Um De Nós Estava Mais Dolorido Que O Outro. Uma Havia Perdido A Língua, Enquanto A Outra Tinha Um Corte Profundo, Mas Ainda Estava Muito Longe De Perdê-la.
Nunca Havíamos Dirigido O Ford Rural Da Fazenda Ou Qualquer Outro Veículo. Quão Diferente Era O Mundo Depois Da Blackwater? Que Cidade Diferente Era Com Suas Paredes Divisórias E Casas Coladas. Pedras Foram Usadas Para Pavimentar As Ruas. Os Caminhos Da Fazenda E O Chão De Nossas Casas Eram De Terra. Feito Apenas De Barro, Que Também Era Usado Para Criar Comida Para Nossas Bonecas E De Onde Saía Quase Toda A Comida Que Consumimos.
Onde Enterrávamos Os Umbigos Dos Recém-nascidos E Os Restos Do Parto. Onde Enterramos Nossos Restos Mortais. Ninguém Poderia Escapar Do Lugar Onde Todos Acabariam Descendo. Tudo Isso Só Pôde Ser Visto Na Viagem De Volta, Em Lados Opostos Do Carro, Com Nossa Mãe No Meio, Perdida Em Pensamentos Sobre Como Nossa Discussão Afetou Sua Intimidade.
Só Zezé E Domingas, Os Pequeninos, E Dona Tonha Estavam Lá Quando Chegamos Em Casa. Enquanto Minha Mãe Nos Segurava Pelas Mãos Na Porta, Vi Meu Pai Pedir Donana. Dona Tonha Disse: “Ele Desceu Há Cerca De Duas Horas Em Direção Ao Rio”. Eles Questionaram: “Você Está Sozinho?” Ela Realmente Saiu Com Um Pacote.
PDF Name: | Torto-Arado |
File Size : | 2 MB |
PDF View : | 1 Total |
Downloads : | 📥 Free Downloads |
Details : | Free PDF for Best High Quality Torto-Arado to Personalize Your Phone. |
File Info: | This Page PDF Free Download, View, Read Online And Download / Print This File File At PDFSeva.com |
Want to share a PDF File?
Copyright/DMCA: We DO NOT own any copyrights of this PDF File. This Torto Arado PDF Free Download was either uploaded by our users @Live Pdf or it must be readily available on various places on public domains and in fair use format. as FREE download. Use For education proposal. If you want this Torto Arado to be removed or if it is copyright infringement, do drop us an email at [email protected] and this will be taken down within 24 hours!
© PDFSeva.com : Official PDF Site : All rights reserved :Developer by HindiHelpGuru