10 Download
Free download Tipos De Pronominalização PDF In This Website. Available 100000+ Latest high quality PDF For ebook, PDF Book, Application Form, Brochure, Tutorial, Maps, Notification & more... No Catch, No Cost, No Fees. Tipos De Pronominalização for free to Your Smartphone And Other Device.. Start your search More PDF File and Download Great Content in PDF Format in category General Documents
1 month ago
Tipos De Pronominalização PDF Free Download, A Pronominalização De Complementos Directo E Indirecto, Pronominalização – Regras Para Articulação De Verbos Com Pronomes.
Quando juntamospronomes aos verbos, há algumas regras que temos que ter em conta. Vejamos:
1 – Quando a forma verbal termina em vogal, o pronome não sofre alterações.
ex: Vi o filme. > Vi-o
2 – Quando a forma verbal termina em R, S, ou Z, estas consoantes caem e o pronome pessoal passa a ser: -lo, –la, -los, -las.
ex: Vou ver o Luís. > Vou vê-lo.
Tu contas histórias. > Tu conta-las.
Ele faz os trabalhos de casa. > Ele fá-los.
3 – Se a forma verbal terminar em M ou em ditongo nasal (õe, ão), o pronome tomará as formas: –no, -na -nos, -nas.
ex: Os alunos viram o filme. > Os alunos viram-no
O João põe o livro na estante. > O João põe-no na estante.
4 – Quando a forma verbal estiver no modo condicional, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, –iam). No entanto, como o radical termina em R, este cai e o pronome ganha um L, tomando a forma -lo, -la, -los, -las.
ex: Eu levaria a bicicleta para a escola. > Eu levá-la-ia para a escola.
Tu convidarias os teus amigos para a festa. > Tu convidá-los-ias para a festa.
5 – Quando a forma verbal estiver no futuro, o pronome coloca-se entre o radical do verbo e as terminações verbais (-á, -ás, -á, -emos, -eis, –ão). No entanto, como o radical termina em «R», este cai e o pronome ganha um L, tomando a forma -lo, -la, -los, –las.
ex: Ele entregará a encomenda a tempo. > Ele entregá-la-á a tempo.
Eles pedirão a prenda à mãe. > Eles pedi-la-ão à mãe.
6 – Se a frase estiver na negativa, o pronome vai para antes do verbo, sem sofrer alterações (tal como nalguns casos em que a frase está na forma interrogativa).
ex: Ele não levou o livro para a aula. > Ele não olevou para a aula
Já leste o livro todo?. > Já o leste todo?
CASOS ESPECIAIS:
Sempre que na frase se encontrem em contacto duas formas de pronome pessoal, complemento directo e indirecto, elas contraem-se formando uma só palavra (em qualquer tempo verbal).
ex: Já li o livro. Posso emprestar-to ( te o )
Encontraste a peça? Então dá-ma. (me a)
Estamos A Levar A Cabo Um Pequeno Trabalho Sobre A Pronominalização De Complementos Directo E Indirecto. Temos Vindo A Verificar Um Fenómeno Interessante: Os Falantes Usam Frequentemente -lhe Em Pronominalizações Que Deveriam Ser -o/a Ou -os/as. Exemplo: «ele Viu O João Ontem À Tarde» — *«ele Viu-lhe Ontem À Tarde», Entre Outros. Gostaríamos De Saber Se Também Verificou Esta Ocorrência E Quais As Possíveis Explicações Para Este Facto. Também Gostaríamos De Questioná-lo Sobre A Existência De Algum Artigo Relativo A Este Aspecto Que Poderíamos Consultar. Desde Já Agradecemos A Sua Atenção. Saudações Linguísticas…
O Emprego Da Forma Dativa Do Pronome Pessoal, Lhe, Em Português Europeu, Pode Ocorrer Apenas Em Substituição Dos Complementos Que Têm Uma Função Sintáctica De Objecto Indirecto (Ou Complemento Indirecto), Sendo O Complemento Directo O Substituível Pela Forma Acusativa O, A, Os, As.
A Ocorrência Mencionada Na Pergunta (*«ele Viu-lhe Ontem À Tarde»), Agramatical Na Variedade Europeia Do Português, Ocorre Na Variedade Brasileira. Num Estudo Que Foca As Diferenças Entre A Variedade Brasileira E A Variedade Europeia Do Português, Maria Helena Mira Mateus Destaca, Nos Níveis Morfológico E Sintáctico, A Utilização Dos Clíticos De Terceira Pessoa: «o Pb Vernacular Perdeu Os Clíticos De Terceira Pessoa E Apresenta, Ao Lado Do Objecto Directo Nulo (1), Construções Com Os Pronomes Ele/ela E Lhe (2).» (Mateus 2002: 276).1
Assim, À Frase Do Português Europeu «eu Quero Conhecê-lo» Corresponde A Frase Do Português Brasileiro «eu Quero Lhe Conhecer». Este Tipo De Ocorrência Surge Não Só Nos Falantes Comuns, Mas Também Em Textos Musicalmente Consagrados, Como Atestam Os Casos De Toquinho/vinicius [«(…) Tomara Que A Tristeza Lhe Convença / Que A Saudade Não Compensa / E Que A Ausência Não Dá Paz»] E De Beth Carvalho, Em Coisinha Do Pai [«(…) Tão Formosa Da Cabeça Aos Pés / Vou Lhe Amando E Adorando / Digo Mais Uma Vez / Agradeço A Deus Porque Lhe Fez (…)»]. São Fenómenos Estudados No Âmbito Da Variedade E Mudança Do Português Brasileiro.
1 Mateus, Maria Helena Mira (2002): «se A Língua É Um Fator De Identificação Cultural, Como Compreender Que Uma Língua Viva Em Diferentes Culturas?», In Henriques, Claudio Cezar & Pereira, Maria Teresa Gonçalves (Orgs), Língua E Transdisciplinaridade, São Paulo, Editora Contexto, Pp. 263-282.
Pronominalização: Mais Do Que Um Palavrão, Um Conjunto De Regras Gramaticais Para A Correta Articulação E Colocação De Verbos Com Pronomes.
«amarei-te Para Todo O Sempre!» – Se A Vossa Namorada É (Literalmente) Um Avião E Vocês A Amararam No Meio De Um Oceano «para Todo O Sempre», Fizeram Bem… Ao Dizê-lo (I.e., Gramaticalmente, A Articulação Do Verbo «amarar» No Pretérito Perfeito Do Indicativo – «amarei» – Com O Pronome Átono «te» Está Correta). Ao Invés, Se A Vossa Namorada Não É Um Avião, Fizeram Mal, Literalmente Ao Dizê-lo, Metaforicamente Ao Fazê-lo.
«amar-te-ei Para Todo O Sempre!» – Se O Disseram À Vossa Namorada Porque Acham Que A Vão Amar «para Todo O Sempre», Fizeram Muito Bem Ao Dizê-lo (I.e., Gramaticalmente, A Articulação Do Verbo «amar» No Futuro Do Indicativo – «amarei» – Com O Pronome Átono «te» Está Correta). Ao Invés, Se Acham Que Não A Vão Amar «para Todo O Sempre» E Só O Disseram Porque (Metaforicamente) A Vossa Namorada É Um “Avião” E Queriam Ir Para A Cama Com Ela, Fizeram Mal, Muito Mal Até, Não Literalmente E/ou Gramaticalmente, Porque A Frase Está Correta, Mas Moralmente, Porque Os Vossos Princípios Estão Errados.
Feita Esta Breve Introdução, Seguem-se As Principais Regras Da Pronominalização No Que Diz Respeito À Correta Articulação De Verbos Com Pronomes:
1 – Quando A Forma Verbal Termina Em Vogal, O Pronome Não Sofre Alterações.
Eu Amo A Maria. → Eu Amo-a. [amo-na | Amo Ela]
2 – Quando A Forma Verbal Termina Em «r», «s» Ou «z», Estas Consoantes Caem E O Pronome Pessoal Passa A Ser «-lo», «-la», «-los», «-las».
Prometo Amar E Respeitar A Maria Para Todo O Sempre. → Prometo Amá-la E Respeitá-la Para Todo O Sempre. [amar-na E Respeitar-na]
Nós Sabemos Que O Mais Difícil Não É Casar. → Nós Sabemo-lo. [sabemos-no]
Eu Fiz O Pedido. → Eu Fi-lo. [fiz-no]
3 – Se A Forma Verbal Terminar Em «m» Ou Em Ditongo Nasal («õe» Ou «ão»), O Pronome Tomará As Formas «-no», «-na», «-nos», «-nas».
Eles Sabem Que O Mais Difícil Não É Casar. → Eles Sabem-no. [sabem-lo]
Ela Põe O Marido Na Linha. → Ela Põe-no Na Linha. [põe-o]
4 – Quando A Forma Verbal Está No Modo Condicional, O Pronome Coloca-se Entre O Radical Do Verbo E As Terminações Verbais «-ia», «-ias», «-ia», «-íamos», «-íeis», «-iam»). No Entanto, Como O Radical Termina Em «r», Este Cai E O Pronome Ganha Um «l», Transformando-se Em «-lo», «-la», «-los», «-las».
Eu Levaria O Vestido Da Mãe Se Ele Me Assentasse Na Perfeição. → Eu Levá-lo-ia Se Ele Me Assentasse Na Perfeição. [levaria-no | Levaria-o]
Nós Convidaríamos Todos Os Nossos Amigos Se Eles Não Fossem Muitos. → Nós Convidá-los-íamos (A Todos) Se (Eles) Não Fossem Muitos. [convidariamo-los]
5 – Quando A Forma Verbal Está No Futuro, O Pronome Coloca-se Entre O Radical Do Verbo E As Terminações Verbais «-á», «-ás», «-á», «-emos», «-eis», «-ão». No Entanto, Como O Radical Termina Em «r», Este Cai E O Pronome Ganha Um «l», Transformando-se Em «-lo», «-la», «-los», «-las».
Nós Faremos A Lua-de-mel Num Cruzeiro. → Nós Fá-la-emos Num Cruzeiro. [faremo-la]
Eles Terão Filhos Muito Bem-educados. → Eles Tê-los-ão Muitos Bem-educados. [terão-os]
6 – Quando A Frase Está Na Negativa, O Pronome Vem Antes Do Verbo, Sem Sofrer Alterações, Tal Como Nalguns Casos Em Que A Frase Está Na Forma Interrogativa.
Achas Que Ele Ama A Maria? → Achas Que Ele A Ama? [ama-a]
Ele Não Demonstra Que A Ama. → Ele Não O Demonstra. [demonstra-o]
Casos Especiais: Sempre Que, Na Frase, Se Encontrem Em Contacto Duas Formas De Pronome Pessoal – Complemento Direto E Indireto –, Elas Contraem-se Formando Uma Só Palavra, Seja Qual For O Tempo Verbal.
Ele Ofereceu Um Anel De Noivado À Maria. → Ele Ofereceu-lhe Um Anel De Noivado. → Ele Ofereceu-lho. (Lhe + O = Lho)
Nós Oferecemos-te O Vestido. → Nós Oferecemos-to. (Te + O = To)
No Que Diz Respeito À Correta Colocação De Verbos Com Pronomes, Os Pronomes Átonos «me», «te», «se», «o», «a», «os», «as», «lhe», «lhes», «nos», «vos» Podem Vir Antes, Depois Ou No Meio Do Verbo:
Próclise: O Pronome Vem Antes Do Verbo.
Ele Não O Demonstra.
Ênclise: O Pronome Vem Depois Do Verbo.
Eu Amo-a.
Mesóclise: O Pronome Vem No Meio Do Verbo.
Nós Fá-la-emos Num Cruzeiro.
A Colocação De Verbos Com Pronomes Átonos Deve Respeitar As Seguintes Regras:
1 – Regra Geral, A Conjugação Pronominal Deve Ser Feita Através Da Ênclise Ou Da Mesóclise, Sendo Que Nunca Devemos Começar Uma Frase Com Um Pronome Átono.
Amarás A Maria Para Todo O Sempre? → Amá-la-ás Para Todo O Sempre? [a Amarás]
Não Obstante, Há Palavras E/ou Expressões Que Exigem Que O Pronome Seja Colocado Antes Do Verbo:
I) Palavras Com Sentido Negativo: Não, Nunca, Jamais, Ninguém, Nada, Nenhum, Nem,…
Ele Demonstra-o. → Ele Não O Demonstra.
Ele Ofereceu-lho. → Ele Não Lho Ofereceu.
Ii) Advérbios (Sem Vírgula): Aqui, Ali, Só, Também, Bem, Mal, Hoje, Amanhã, Ontem, Já, Nunca, Jamais, Apenas, Tão, Talvez, Etc.
Ontem Lhe Entregaram Flores. [entregaram-lhe]
Com A Vírgula, Utiliza-se A Ênclise:
Ontem, Entregaram-lhe Flores. [lhe Entregaram]
Iii) Pronomes Indefinidos: Todo, Tudo, Alguém, Ninguém, Algum,…
Nós Falámos E Tudo Se Esclareceu. [esclareceu-se]
Alguma Coisa Se Passou Para Ele Não Ter Vindo Jantar. [passou-se]
Iv) Pronomes Ou Advérbios Interrogativos (O Uso Destas Palavras No Início Da Oração Interrogativa Atrai O Pronome Para Antes Do Verbo): «o Que… ?», «quem… ?», «por Que…?», «quando… ?», «onde… ?», «como… ?», «quanto…?».
Quem Te Disse Que Eles Querem Casar? [disse-te]
V) Pronomes Relativos: Que, O Qual, Quem, Cujo, Onde, Quanto, Quando, Como.
Quando Mo Disseram, Já Eu O Sabia. [disseram-mo]
Vi) Conjunções Subordinativas: Que, Uma Vez Que, Já Que, Embora, Ainda Que, Desde Que, Posto Que, Caso, Contanto Que, Conforme, Quando, Depois Que, Sempre Que, Para Que, A Fim De Que, À Proporção Que, À Medida Que, Etc.
Caso Ele Se Arme Em Esperto, Eu Sei Muito Bem O Que Fazer. [arme-se]
2 – Não Colocar Pronomes Átonos Após O Particípio
O Correto É Analisar Cada Situação Para Observar O Lugar Adequado, Mas Nunca Após O Particípio.
Eu Tinha-o Convidado Para Jantar, Mas Ele Não Disse Que Não Podia. [convidado-o]
Nota: Na Língua Portuguesa, A Palavra «se» Pode Ser Conjunção Ou Pronome Átono E Há Situações Em Que Ambos Podem Muito Corretamente Aparecer Na Mesma Construção, Cada Um Exercendo Seu Papel.
Quando Eu O Vi Na Rua, Ele Não Sabia Se Se Escondia Ou Se Fugia. [escondia-se]
3 – Não Colocar Pronomes Átonos Após Verbos Conjugados No Futuro Do Indicativo
A Depender Do Caso, Caberá A Mesóclise Ou A Próclise, Mas Nunca A Ênclise Quando Os Verbos Estão No Futuro Do Indicativo.
Eles Farão A Lua-de-mel Num Cruzeiro. → Eles Fá-la-ão Num Cruzeiro. [farão-na | Farão-a]
Eles Terão Filhos Muito Bonitos. → Eles Tê-los-ão Muito Bonitos. [terão Nos | Terão-lhes]
Dito Isto, É Bom Que O(S) Futuro(S) Pretendente(S) Da Minha Filhota Saiba(M) Expressar-se Da Melhor Forma Possível, Caso Contrário, Vamos Ter Sérios Problemas De Comunicação. Aliás, Se Depender De Mim, Só Se Casa Com Ela Se Souber Falar Português. Se For Mulher, Leva Vantagem!
PDF Name: | Tipos-De-Pronominalizacao |
File Size : | 180 kB |
PDF View : | 0 Total |
Downloads : | 📥 Free Downloads |
Details : | Free PDF for Best High Quality Tipos-De-Pronominalizacao to Personalize Your Phone. |
File Info: | This Page PDF Free Download, View, Read Online And Download / Print This File File At PDFSeva.com |
Want to share a PDF File?
Copyright/DMCA: We DO NOT own any copyrights of this PDF File. This Tipos De Pronominalização PDF Free Download was either uploaded by our users @Live Pdf or it must be readily available on various places on public domains and in fair use format. as FREE download. Use For education proposal. If you want this Tipos De Pronominalização to be removed or if it is copyright infringement, do drop us an email at [email protected] and this will be taken down within 24 hours!
© PDFSeva.com : Official PDF Site : All rights reserved :Developer by HindiHelpGuru