11 Download
Free download Psicologia Do Desenvolvimento PDF In This Website. Available 100000+ Latest high quality PDF For ebook, PDF Book, Application Form, Brochure, Tutorial, Maps, Notification & more... No Catch, No Cost, No Fees. Psicologia Do Desenvolvimento for free to Your Smartphone And Other Device.. Start your search More PDF File and Download Great Content in PDF Format in category General Documents
2 months ago
Psicologia Do Desenvolvimento PDF Free Download, História Da Pdf, Autores Da, Importância Da, Introdução A Pdf, Objetivo Da, Infantil, Livro.
Os Autores Deste Material Têm Mais De 15 Anos De Experiência Combinada Em Psicologia Educacional E Psicologia Clínica. Nesse Caminho, A Experiência Acadêmica Lecionando Diversas Disciplinas Nos Cursos De Graduação E Pós-graduação Da Universidade Estadual Do Ceará, O Que Permite Um Contato Intenso Com Todo O Processo De Formação Inicial E Continuada De Professores, Aliado À Inserção No Ambiente Escolar Por Meio De Projetos De Pesquisa E Extensão, Permitiu A Seleção De Temas E Questões Que Consideramos Fundamentais No Campo Da Psicologia Do Desenvolvimento.
Teórica E Metodologicamente, A Prática De Diferentes Profissionais Em Escolas, Clínicas, Hospitais, Empresas, Comunidades, Etc. Será Apoiada Por Uma Variedade De Estudos E Pesquisas Em Psicologia. A Psicologia Do Desenvolvimento, Que Envolve Pesquisas Nas Dimensões Cognitiva, Física, Afetiva E Social Em Todo O Ciclo Da Vida Humana, É Um Dos Principais Campos De Estudo E Pesquisa. Busca Interfaces Com Áreas Do Conhecimento Como Biologia, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Etc. Nesse Sentido.
Dada A Profundidade Dessa Área Do Conhecimento Psicológico, Escolhemos Algumas Teorias E Temas Para Incluir Neste Livro. Como Resultado, O Livro Está Dividido Nos Seguintes Quatro Capítulos: As Concepções E Polêmicas Do Desenvolvimento Humano, Como A Discussão Sobre O Que É Considerado Normal Ou Desviante, São Abordadas No Capítulo Um.
Além Disso, Nos Concentramos Nos Principais Conceitos De Seis Psicólogos Importantes Para A Compreensão Do Desenvolvimento Humano: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski E Henri Wallon. Antecipamos Que Tal Discussão Gerará Contribuições Pertinentes E Despertará A Curiosidade De Cada Leitor Nessas E Em Outras Teorias. Os Fatores, Estágios E Características Gerais Do Desenvolvimento Humano, Desde O Nascimento Até A Velhice, Conclui O Capítulo Um.
Após Esta Visão Geral, O Capítulo Dois Enfoca Os Anos Da Adolescência. Esta Decisão Foi Tomada À Luz Da Probabilidade De Que Os Graduados Em Biologia Desenvolveriam Suas Práticas Profissionais Principalmente Em Ambientes Voltados Para Adolescentes, Como Escolas. Embora Muitas Pessoas Possam Aparecer Para Ensinar Crianças Ou Fazer As Duas Coisas, O Design Do Material Torna Impossível Acomodar Todos Os Estágios De Desenvolvimento. Mas Se Você Tiver Alguma Dúvida Que Não Foi Abordada Aqui, Recomendamos Que Consulte A Lista De Leitura Recomendada Na Conclusão De Cada Unidade Ou Por Meio Das Fontes De Informação Dos Autores.
No Capítulo Dois, Enfatizamos O Papel Da Psicologia Na Sociedade Moderna, Enfocando O Contexto Histórico Da Adolescência, A Distinção Entre Adolescência E Puberdade E A Discussão Sobre Identidade Adolescente, Relações Familiares, Sexualidade E Sociabilidade.
Abordamos Especificamente O Desenvolvimento Social, Afetivo E Cognitivo Da Adolescência No Capítulo 3. Essas São As Dimensões Que Acreditamos Serem Mais Suscetíveis A Interações Com A Educação. Convidamos Todos Vocês A Considerar As Peculiaridades Dos Padrões De Pensamento, Sentimento E Interpessoal Dos Adolescentes. Assim, Atuando Na Capacidade Pedagógica Do Ensino De Biologia, Tais Reflexões Podem Subsidiar As Interações.
No Capítulo Anterior, Escolhemos Temas Como Mídia, Violência Sexual, Bullying, Adolescência E Escola, Pertinentes Às Discussões Atuais Sobre O Universo Juvenil. Estamos Cientes De Que Existem Várias Outras Questões Que São Muito Importantes. Por Isso, Convidamos Todos A Ler E Até Escrever Sobre Outros Assuntos Que Possam Ser De Interesse Ou Curiosidade Local.
Este Livro É Um Convite De Boas-vindas, Uma Porta Aberta Para Que Todos Entrem E Tenham O Prazer Que Quiserem. Mas Antes De Ir, Você Pode Querer Compartilhar Alguns De Seus Pensamentos E Quaisquer Possíveis Mudanças Que Você Experimentou Depois De Ler Nossa Escrita. Nosso Objetivo É Trabalhar Com Todos Que Acessam Este Material Para Ajudá-los A Crescer, Para Que A Profissão Docente Possa Auxiliar Os Adolescentes A Serem Mais Respeitados Por Suas Necessidades E Direitos, Bem Como Sujeitos De Sua História.
O Principal Objetivo Deste Capítulo É Fornecer Uma Introdução Ao Estudo Do Desenvolvimento, Colocando O Ser Humano Em Um Contexto De Mudança E Movimento Contínuos, Levando Em Consideração Abordagens Importantes Da História Da Psicologia. Ao Contrastar As Ideias Dos Vários Autores Que São Apresentadas, Espera-se Que O Aluno Seja Capaz De Compreender Os Principais Componentes E Elementos Que Compõem O Desenvolvimento, Principalmente Durante O Período Adolescente.
Estes Serão Auxílios Essenciais Para A Compreensão Do Conteúdo Das Unidades Subseqüentes. Além Disso, Ele Fornece Uma Introdução Ao Estudo Do Desenvolvimento, Descrevendo Como O Ser Humano Está Sempre Mudando E Se Movendo. Começaremos Apresentando A Ideia De Desenvolvimento E Centraremos Nossas Discussões Sobre Se É Saudável Ou Não, Contínuo Ou Descontínuo. Desta Forma, Confirmaremos Que Existem Várias Teorias E Métodos Dentro Do Campo Da Ciência Psicológica Que Nos Permitem Considerarcomo As Pessoas Se Desenvolvem Ao Longo Do Tempo De Várias Maneiras E Em Vários Estágios Ou Fases.
Com Base Nessas Discussões, Situaremos As Principais Teorias Que Ousaram Investigar Em Profundidade Como Ocorre Nosso Desenvolvimento Ao Longo Da Vida E Quais Características Exibimos À Medida Que Avançamos Em Nosso Ciclo De Vida. Por Fim, Selecionamos Algumas Dessas Teorias Para Nos Ajudar A Refletir Sobre As Variáveis Em Jogo Nesse Processo.
Explorar Uma Vasta Paisagem Cuja Natureza Central É De Descoberta, Mudança, Avanço, Nova Aquisição E Crescimento É Como Se Aborda O Desenvolvimento Humano. Experimentamos Esse Processo A Cada Momento De Cada Dia, De Nossa Maneira Especial, Desde A Concepção Até A Morte. Como Resultado, Tem Implicações Para O Nosso Cotidiano Que Vão Desde O Desenvolvimento Da Fala Ou Do Andar, Passando Pelo Processo De Aprendizagem Escolar E Preocupações Do Adolescente, Até As Mudanças Biopsicossociais Que A Vida Adulta E A Velhice Trazem.
São Mudanças Profundas Que Levam A Avanços No Pensamento, No Sentimento, No Comportamento, Etc., Em Níveis Cada Vez Maiores De Complexidade, Especialmente Nos Primeiros 20 Anos De Vida. Uma Criança Evolui De Engatinhar Para Andar, Balbuciar Para Falar, Pensar Em Termos Concretos Versus Abstratos E Assim Por Diante. Podemos Dizer Que O Estudo Do Desenvolvimento Humano Está Ligado Às Formas E Razões Pelas Quais Nossos Corpos Se Desenvolvem E Mudam Ao Longo De Nossas Vidas (Gerrig E Zimbardo, 2005).
As Mudanças Físicas E Hormonais Que Marcam A Puberdade São Um Exemplo Das Mudanças Universais Com As Quais Estamos Lidando Ao Estudar O Desenvolvimento Humano. Por Outro Lado, As Diferenças Individuais Também Devem Ser Levadas Em Consideração, Pois Os Seres Humanos São Únicos.
Afinal, Nenhuma Pessoa É Exatamente Igual A Outra, Nem Mesmo Um Irmão Gêmeo. Cada Adolescente Experimentará Suas Mudanças Físicas De Maneira Diferente E Cada Um Dará A Essas Mudanças Um Significado Único Com Base Em Suas Próprias Experiências. Portanto, Falar De Um Desenvolvimento Linear E Universal É Um Absurdo, Dada A Diversidade Dos Contextos Culturais, Sociais, Políticos E Econômicos Em Que Os Seres Humanos Se Desenvolvem.
Estamos Expostos A Uma Variedade De Termos Como Resultado Do Desenvolvimento, Incluindo: Continuidade, Crescimento, Mudança, Estágios, Interações, Conhecimento E Ação, Entre Outros. Existem Várias Maneiras De Compreendê-lo, Levando A Vários Conceitos Sobre Os Principais Elementos Desse Processo. Como Podemos Observar Nas Ideias Descritas A Seguir, Que Trazem Três Conceitos Influentes Sobre O Assunto, Um Exemplo Clássico É A Dicotomia Hereditariedade Versus Ambiente, Cuja Polêmica Estimula Discussões Até Hoje:
Parte Da Crença De Que As Coisas Que Acontecem Após O Nascimento Não Têm Impacto No Desenvolvimento. Somente As Características E Talentos Fundamentais Do Ser Humano Praticamente Pronto Para Nascer Teriam Algum Impacto Sobre Isso. Essa Ideia Ainda É Predominante Nas Escolas Hoje E É Frequentemente Expressa Por Educadores Quando Eles Acreditam Que Certos Alunos São Incapazes De Aprender Porque São Filhos De Indivíduos Analfabetos Ou Marginalizados.
Eles Acham Que Essas Crianças Não Podem Mudar, Já Que Seus Problemas São Herdados Geneticamente Dessa Maneira. Ambientalistas Ou Empiristas Acreditam Que O Meio Ambiente Tem Uma Influência Significativa Sobre Como As Pessoas Se Desenvolvem.
O Homem É Visto Como Um Ser Flexível Que Só Desenvolve Suas Características Em Função Das Condições Presentes No Meio Em Que Se Encontra Ao Nascer, Ou Como Uma Página Em Branco Para O Meio Escrever. Essa Visão Passiva E Moldada Pelo Ambiente Do Ser Humano Leva A Uma Definição Mecanicista De Crescimento E Aprendizado. Distingue-se No Cenário Educacional Por Um Estilo De Ensino Técnico Onde O Professor É Quem Detém O Conhecimento E O Aluno É Obrigado Apenas A Recebê-lo.
O Sujeito É Visto Como Ativo E Interativo No Mundo, Com Diversas Influências Em Sua Trajetória, Segundo Essa Perspectiva, Que Leva Em Conta Que São Muitos Os Fatores Constituintes Do Desenvolvimento Humano.
Portanto, É O Ser Que Se Constrói E Se Constrói Na Interação Permanente Dos Aspectos Biológicos Com O Meio Em Que Atua. Com Base Na Difusão Das Teorias De Piaget, Vygotsky E Wallon, Essa Concepção Tem Estado Presente Na Educação Brasileira. As Escolas Começaram A Buscar Metodologias Mais Ativas E Críticas À Medida Que Se Preocupavam Com O Processo De Aprendizagem, Bem Como Com As Interações E Mediações Que Aconteciam Na Sala De Aula.
Outro Debate Significativo Ao Estudar O Desenvolvimento Humano, Além Dessas Ideias Conflitantes, É O Debate Sobre O Que Constitui Um Comportamento “Normal” E O Que Se Qualifica Como Patológico1 Em Determinados Estágios Da Vida De Um Indivíduo.
Ao Discutir A Evolução Humana, O Termo “Normal” Não Deve Ser Interpretado Como Um Julgamento De Valor Do Que É Melhor Ou Pior, Mas Sim Como.
Esta Área Do Conhecimento Da Psicologia Examina Como As Pessoas Crescem Fisicamente, Mentalmente, Emocionalmente, Afetivamente E Socialmente Desde A Concepção Até A Maturidade.
Os Termos “Desenvolvimento Humano” E “Crescimento Orgânico” São Intercambiáveis. A Formação Da Mente É Constante. Estes São Os Tipos De Organização Da Atividade Mental Que Estão Fortalecendo E Aperfeiçoando. Algumas Dessas Arquiteturas Mentais Duram Até A Velhice.
O Propósito Desta Pesquisa É Compreender A Importância De Estudar O Crescimento Humano. Conhecer As Características Típicas De Uma Faixa Etária É Crucial Para Estudar O Desenvolvimento Humano. Conhecer O Aluno Requer Planejamento Prévio Do Que Ensinar E Como Ensinar. Cada Faixa Etária Tem Métodos Exclusivos De Ver, Compreender E Agir No Ambiente.
A Composição Genética Determina O Potencial De Um Indivíduo, Que Pode Ou Não Ser Realizado. De Acordo Com As Circunstâncias Do Ambiente Em Que Existe, A Inteligência Pode Evoluir. Refere-se Ao Aspecto Físico Do Crescimento. Um Certo Padrão De Comportamento Só É Possível Pela Maturação Neurofisiológica. Ambiente: Os Padrões De Comportamento De Uma Pessoa São Afetados Pela Combinação De Fatores E Estímulos Ambientais.
Os Aspectos Físicos E Motores Incluem A Maturação Da Neurofisiologia E O Crescimento Orgânico. Exemplo: Uma Criança Que Põe A Chupeta Na Boca. A Capacidade De Pensar E Raciocinar É Referida Como O Aspecto Intelectual. Um Exemplo Seria Uma Criança De 2 Anos Que Usa Uma Vassoura Para Remover Um Brinquedo De Baixo De Alguns Móveis.
O Aspecto Afetivo-emocional É O Método Pelo Qual Uma Pessoa Escolhe Integrar Emocionalmente Suas Experiências. Um Componente Disso É A Sexualidade. Ex: A Vergonha Que Sentimos Em Certas Circunstâncias. Aspecto Social: Refere-se A Como Uma Pessoa Responde Às Circunstâncias Que Afetam Outras Pessoas. Exemplo: Às Vezes, Um Jovem Em Um Grupo Fica Sozinho. Encontrar Uma Amostra “Pura” É Impossível, Pois Todos Esses Fatores Estão Inextricavelmente Ligados.
De Acordo Com O Surgimento De Novos Traços Intelectuais, Este Autor Separa As Fases Do Crescimento. O Surgimento Da Linguagem Neste Momento É O Desenvolvimento Mais Significativo. O Surgimento Da Linguagem Faz Com Que O Crescimento Do Pensamento Se Acelere.
Os Efeitos Mais Óbvios Da Linguagem Estão Em Como As Pessoas Interagem E Se Comunicam Umas Com As Outras. O Respeito Que Um Jovem Sente Por Aqueles Que Considera Superiores A Ele Está Entre Os Mais Importantes.
O Desenvolvimento De Novas Habilidades, Incluindo A Coordenação Motora Fina – A Capacidade De Pegar Itens Minúsculos Com As Pontas Dos Dedos, Segurar O Lápis Corretamente E Realizar Os Movimentos Precisos Necessários Para Escrever – É Possível Neste Momento Porque A Maturação Neurofisiológica Está Completa.
(A Própria Infância – De 7 A 11 Ou 12 Anos) O Jovem Está Preparado Para Iniciar Um Processo De Aprendizado Estruturado Nessa Idade. Em Conexão Com O Adulto, A Criança Desenvolve Um Crescente Senso De Autonomia E Começa A Construir Seus Próprios Princípios Morais. Associação Com Pessoas Do Sexo Oposto Reduz. No Fim Do Tempo, O Jovem Começa A Enfrentar Os Adultos, A Quem Ainda Respeitava Bastante No Início Do Período.
(Adolescência – 11 Ou 12 Anos E Mais) Tem A Capacidade De Lidar Com Ideias Como Liberdade, Justiça, Etc. É Capaz De Fazer Inferências A Partir De Hipóteses Simples. Suas Reflexões São Voltadas Para A Sociedade, Que É Constantemente Examinada Em Busca De Oportunidades De Mudança E Transformação. Surgem Conflitos Para Adolescentes No Aspecto Afetivo.
Entre As Idades De 8 E 12 Anos, O Final Da Infância É Quando O Desenvolvimento Da Personalidade Começa. Quando Uma Pessoa Atinge A Maturidade, Nenhuma Nova Estrutura Cerebral Aparece E Seu Crescimento Cognitivo Avança Gradualmente.
Psicologias De Referência, Uma Introdução Ao Estudo Da Psicologia, 13ª Edição, Ed. Saraiva, 2001. Bock, Ana Mercês Bahia; Furtado, Odair; Teixeira, Maria De Lourdestransi.
PDF Name: | Psicologia-Do-Desenvolvimento |
File Size : | 3 MB |
PDF View : | 0 Total |
Downloads : | 📥 Free Downloads |
Details : | Free PDF for Best High Quality Psicologia-Do-Desenvolvimento to Personalize Your Phone. |
File Info: | This Page PDF Free Download, View, Read Online And Download / Print This File File At PDFSeva.com |
Want to share a PDF File?
Copyright/DMCA: We DO NOT own any copyrights of this PDF File. This Psicologia Do Desenvolvimento PDF Free Download was either uploaded by our users @Live Pdf or it must be readily available on various places on public domains and in fair use format. as FREE download. Use For education proposal. If you want this Psicologia Do Desenvolvimento to be removed or if it is copyright infringement, do drop us an email at [email protected] and this will be taken down within 24 hours!
© PDFSeva.com : Official PDF Site : All rights reserved :Developer by HindiHelpGuru